II Mostra Literária




JORNAL INFORMATIVO DO 5º ANO  Nº 03


Vila Rica, 13/04/2011



      Nesta sexta-feira, 15 de abril, acontecerá um grande evento da Escola Ilma Valadares de Aragão. Será na SISPUMVIR, das 8:00 às 10:00 horas. Serão realizadas exposições e apresentações de livros de autores clássicos da literatura infantil brasileira, entre eles: Monteiro Lobato, Ana Maria Machado e muitos outros escritores. Serão convidados os pais, autoridades e imprensa. Um espetáculo cultural. Não fique de fora, venha nos prestigiar.

DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

       Os 1ºs anos do Ensino Fundamental abordaram as obras do autor MONTEIRO LOBATO. Como ainda não sabem ler, as professoras trabalharam desenhos, realizaram leitura em roda, leram a biografia do autor e fizeram atividades de interação. Tudo para motivá-las a ler. Para finalizar, estas turmas farão exposição dos trabalhos e apresentação de jogral.
      Os 2ºs anos trabalharam o escritor MAURÍCIO DE SOUSA, autor de inúmeras histórias em quadrinhos. Fizeram festival de leitura em quadrinhos. Vários trabalhos foram realizados em sala de aula.      Concluindo o projeto, os alunos dos segundos anos farão desfile com a turma da Mônica
    Os 3ºs anos ficaram por representar ZIRALDO. Autor de livros de literatura. As professoras selecionaram a biografia do autor, suas principais obras. Uma semana de muita leitura, discussão e produções. Para fechar o projeto, farão Exposição dos trabalhos realizados em sala de aula.

     Os 4ºs anos abordaram CECÍLIA MEIRELES, umas das autoras mais renomadas no país e no mundo. Autora de poemas. As professoras selecionaram biografia e muitos livros da autora. As crianças leram, interpretaram declamaram e produziram poemas. Para finalizar os trabalhos apresentarão Varal de poesia e declamarão de poemas de Cecília Meireles

    O 5º ano ficou por representar a autora de inúmeras obras de literatura infantil publicado no Brasil e no mundo, ANA MARIA MACHADO. O professor selecionou todas as obras da autora que se encontrava na biblioteca da escola. Cada aluno ficou responsável por ler uma obra da autora, apresentar, fazer um relatório e expor este relatório aos colegas. Para finalizar, será realizada uma peça teatral A menina bonita do laço de Fita e também um conto popular O Ceguinho pescador.
   A Mostra Literária é uma prática que a escola vem desenvolvendo, possibilitando maior contato da literatura às crianças. São eventos como este, que a criança vai se inserindo no processo de leitura e desenvolvendo a oralidade, além de conhecer os autores de nossa literatura.
   Pelo compromisso com os alunos e a responsabilidade de inseri-los no mundo da leitura, todos nós da equipe do Jornal Informativo Recreativo do 5º ano parabenizamos os envolvidos pela II Mostra Literária.  



DESAFIO

João somou 45 mais 50, subtraiu 42 do total, a diferença multiplicou por 4. Que número obteve no resultado?
Resposta do desafio da Edição anterior: Pai 47; mãe 37 e filha 16.

O que é? O que é?

·         Que não tem cabelo na cabeça, mas que quando envelhece, fica careca?

  • Que parte e reparte e fica sempre do mesmo tamanho? 
(Jornal  elaborado pelo profº Joeliton e alunos do 5º ano)